terça-feira, 28 de junho de 2005

Não se abater pelo pecado

Embora muitos de nós estejamos sempre em busca da santidade, infelizmente ainda somos susceptíveis a falhas e sofremos algumas quedas. Em virtude disso, muitas vezes nos deixamos abater pelo desanimo e pensamos em desistir da luta.

A nossa vontade é fazer sempre à vontade de Deus, agradando-O sempre, em virtude de todo o amor que Ele tem por nós. Mas quando nos deparamos com as nossas fraquezas, nos parece que tudo o que fizemos até então foi em vão. Afundamo-nos na tristeza e nos parece que nunca mais seremos capazes de vencer nossas dificuldades.

Mas, ao contrário do que pensamos, Deus não fica indiferente a nossa luta. Cada esforço nosso, cada vitória diante do pecado é celebrada com júbilo no coração de Deus. É verdade que Deus se entristece quando caímos, quando por um instante parecemos tê-Lo esquecido, mas muito maior que a tristeza gerada por nosso pecado é a alegria de Deus quando levantamos a cabeça e decidimos prosseguir com o propósito de não mais cair. Não é que não pecaremos mais, mas lutaremos com todas as nossas forças para cair cada vez menos, até um dia, com a graça de Deus, ver-nos libertos de todas as nossas fraquezas. Como o Papa João Paulo II bem escreveu na encíclica Fé e Razão, “Deus sempre abençoa o esforço da busca”. Isso sim deve ser o motor pra continuarmos lutando.

É natural a nossa auto cobrança, a nossa auto piedade, o nosso sentimento de derrota. Se ainda temos a graça de experimentar esses sentimentos é sinal de que ainda não estamos indiferentes ao amor de Deus por nós. O ruim é quando começamos a banalizar as coisas, a achar tudo normal, e não mais nos questionarmos em relação as nossas faltas. Quando agimos dessa forma, passamos a valorizar muito mais as nossas vontades do que o próprio amor do Pai.

Devemos sim nos entristecer por nossos erros, mas não fazer disso empecilho pra lutar. Mais que depressa se faz necessário erguer a cabeça, nos reconciliar com o Pai e nos colocar de prontidão, fortalecidos para as próximas batalhas.

Se acharmos que Deus não nos perdoará, que nunca mais seremos dignos de lutar pela santidade, de nada valeu todos os ensinamentos de Jesus de que nosso Deus é um Deus que ama, que acolhe os fracos, os pecadores, e que pelo seu Espírito Santo Ele mesmo nos dará forças pra lutar. Estaremos indiferentes a Jesus que acolhe os irmãos nas suas fraquezas com toda misericórdia? A Jesus que perdoou a mulher adultera, a samaritana no posto de Jacó, aos seus perseguidores que o crucificaram, ao bom ladrão na cruz, e, acima de tudo, a Jesus que perdoou todos os pecados da humanidade se entregando inteiramente na cruz por nós?

Não desista da luta porque você caiu no mesmo pecado pela enésima vez, mas levante a cabeça e acredite que mais uma vez Deus te acolhe, te perdoa e te dá uma nova chance. Se mil vezes ainda cairmos, mil vezes o Senhor nos dará uma nova chance. Não pense que você não mais alcançará a santidade porque pecou muitas vezes, pois a santidade não é para aqueles que são perfeitos, mas sim para aqueles que não desistem de lutar.

Que o Senhor te abençoe e te guarde nessa batalha, rumo à eternidade!

Eduardo Faria
Missão Combatentes do Bom Combate

Nenhum comentário:

Postar um comentário